domingo, 4 de dezembro de 2016

Transformando o sentimento negativo em força positiva

Ninguém gosta de sentir tristeza, raiva, ansiedade, medo, insegurança, insatisfação, arrependimento e outros sentimentos negativos, mas todo mundo sente de vez em quando. Tem horas que a melhor decisão é deixar que a emoção indesejada exista e flua naturalmente, ao invés de resistir a ela. Mas e se for possível usar um sentimento negativo para criar algo positivo? E se você conseguisse transformá-lo em motivação? E se pudesse tirar dali um aprendizado importante? E se ele te ajudasse a criar força de vontade? E se ele te inspirasse a ter uma ideia para mudar a sua vida?
É estranho dizer isso, mas a insatisfação pode ser um sentimento maravilhoso se for bem compreendida e direcionada. Quando você se sente insatisfeito com a sua vida, as únicas opções são mudar ou continuar insatisfeito. Quando a única forma de sair do sentimento negativo é mudar, você encontra um jeito de fazer isso.
Use o seu descontentamento para criar força. Esse sentimento te motiva a tentar agir de forma diferente e faz com que você descubra que pode fazer coisas que nunca teria tentado se não o tivesse sentido. Se você usar o descontentamento para te motivar a buscar o contentamento, vai acabar percebendo que quer, merece e pode fazer muito mais por si mesmo e pela sua vida.
insegurança também é um sentimento negativo que te oferece grandes possibilidades de alcançar algo positivo. Se for capaz de enxergar a insegurança como um chamado para que você pratique e desenvolva aquilo que te causa vergonha, medo ou tensão, o resultado será uma surpreendente mudança interna. Dê uma chance para suas inseguranças te mostrarem o que você deve fazer para superá-las.
tristeza também pode ser útil e ajudar a nos tornarmos mais fortes. Quando estamos tristes, geralmente queremos ficar sozinhos, quietos, recolhidos, pensando no que está nos causando sofrimento. Esse momento de quietude é uma oportunidade de pensar, refletir, se entender melhor e descobrir o que você precisa. Toda essa reflexão acaba acontecendo naturalmente, e por estar mais sensível, você consegue mergulhar mais fundo dentro de si. Depois de um período de tristeza – que sempre passa – vem o alívio quando começamos a nos sentir melhor. Voltando ao normal, quase sempre nos sentimos mais fortes, e o período de reflexão acaba valendo a pena pois serviu como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.
medo pode parecer um pouco mais complicado de ser transformado, principalmente se você costuma ser paralisado por ele. Mas uma coisa incrível acontece quando você consegue ultrapassá-lo pela primeira vez: descobre que é capaz de seguir em frente diante de qualquer coisa que te amedronte. A melhor forma de encarar o medo é como um convite para a sua coragem. Acorde-a, coloque-a de pé e vá em frente. Não pense muito, apenas vá. Não existe nenhuma sensação no mundo que se compare à emoção e à certeza da força que você possui após encarar um medo.
Dei apenas alguns exemplos, mas quero que você entenda que todo sentimento negativo pode ser transformado em alguma fonte de força positiva. A questão não é fazer o sentimento deixar de existir, mas usá-lo da melhor forma possível até que se transforme em algo benéfico para você.
Toda vez que consegue transformar um sentimento negativo em uma fonte de força positiva, você cresce e se torna uma pessoa melhor para si mesma. Da próxima vez em que se vir de frente a uma emoção indesejada, aceite-a e, ao mesmo tempo, tente enxergar uma forma (por mais simples que seja) de usar o sentimento negativo a seu favor. Seja transformando-o em força, em coragem, em autoconhecimento, em motivação ou em qualquer tipo de aprendizado. Encare como um desafio em que o objetivo é encontrar a mensagem positiva por trás do sentimento negativo.
Tamires Pelisser Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário